Ocorre a primeira morte por novo coronavírus no Brasil

A vítima é do estado de São Paulo, e é um homem de 62 anos. Ele tinha hipertensão, hiperplasia prostática e diabetes.

PUBLICIDADE

A confirmação se deu pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em terça-feira (17/03/2020), na qual se registrou o primeiro óbito por conta do novo coronavírus, sendo assim o primeiro do Estado e o primeiro do País.

A vítima é um homem de 62 anos, segundo o governo estadual, o mesmo estava internado em um hospital particular, ele era portador de hipertensão e diabetes também como hiperplasia prostática que se dar por um aumento benigno da próstata, o que não chega a ser uma doença e geralmente acomete homens mais velhos causando infecções urinárias.

PUBLICIDADE

No momento em que o governo de São Paulo divulgou esta morte, existiam 301 casos de infecção pela Covid-19 já confirmados pelas secretarias de saúde dos Estados do Brasil. No entanto, o boletim do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira (11), havia 234 distribuídos entre 15 Estados e o Distrito Federal.

O atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), em entrevista lamentou a morte e frisou que a situação é grave. Afirmando que o fato expõe a gravidade da pandemia, diferentemente do que andam dizendo por ai.

PUBLICIDADE

Covas ainda hoje decretou estado de emergência na cidade, devido a doença. Informou também que está mudando-se para o edifício Matarazzo, onde encontra-se a  sede da prefeitura, para estar a par do avanço do vírus.

Este decreto de estado de emergência permitirá, por exemplo que, a Prefeitura de São Paulo possa requisitar bens e serviços tanto de pessoas naturais como de jurídicas como pagamento posterior.

PUBLICIDADE

Na prática, quer dizer que ela pode obrigar os fabricantes de álcool em gel a venderem lhes à “preço justo”.

O Ministério da Saúde também confirmou este primeiro óbito. Demais informações serão comunicadas hoje por José Henrique Germann (secretário de estado) e pelo David Uip (infectologista coordenador do Centro de Contingência contra o coronavírus em São Paulo) através de uma coletiva de imprensa.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Luis Henrique

Colunista de notícias focado no universo pop, cinema, literatura e cultura. Amo viajar, gastronomia, cervejas artesanais. Graduado em direito mas queria estar em Marte, caso ele já fosse habitado.