Algumas fontes relatam que existem atualmente gangues árabes e asiáticos que trazem mendigos para o Dubai legalmente e, em seguida, recebem a maior parte dos seus ganhos.
Implorar em geral é ilegal no Dubai, estes não são os mendigos normais. São chamados de pedintes profissionais ou inteligentes por uma razão.
O principalmente alvo são as pessoas que “parecem ricas” e têm uma história bem ensaiada, muitas vezes envolvendo as suas famílias que estão a dormir nas ruas ou a viver numa região devastada pela guerra e a precisar em de apoio.
Mas na verdade a diferença que distingue os mendigos é o facto de eles não se contentarem com os habituais dh10 ou mesmo dh100 esmolas. Pedem quantias consideráveis, como Dh1000 ($270) ou mais, e algumas pessoas dão-lhes por piedade.
“Convencem as pessoas com as suas histórias e ganham as suas condolências. Eu dava dinheiro a essas pessoas no início. Mais tarde apercebi-me que isto se tornou um fenómeno e ignorei as suas histórias”, disse Ao The Khaleej Times Nawal Al Naqbi, residente no Dubai.