Pacientes que tiveram pneumonia causada por covid-19 apresentam sequelas após meses depois de se recuperarem da doença

Segundo o infectologista, a inflamação pode se tornar em uma fibrose pulmonar.

PUBLICIDADE

O principal órgão que a covid19 ataca é o pulmão, segundo o Pneumologista José Rodrigues Pereira, os pacientes que desenvolveram pneumonia por causa da doença e se recuperaram, posteriormente apareceu sequelas causadas pelo coronavírus.

Segundo José Rodrigues, as alterações tomográficas levam mais de dois meses para aparecer, isso significa que os pacientes que tiveram pneumonia viral devido a infecção do coronavírus, 100% dos pacientes tiveram sequelas, algum tipo de inflamação.

PUBLICIDADE

Segundo os estudos, que foram realizados com cerca de 100 pessoas após serem curadas do coronavírus, os especialistas afirmam que diante do processo de recuperação da covid19 eles apresentam uma quantidade significativa de efeitos colaterais.

Segundo o infectologista, a inflamação pode se tornar em uma fibrose pulmonar, é uma doença crônica que permanece no pulmão após lesões causadas pela pneumonia, em muitos casos é irreparável.

PUBLICIDADE

Essa lesão gera uma disfunção pulmonar, mais conhecida como fibrose pulmonar, caracterizada por tosse seca, falta de ar, que permanece mesmo após o paciente ter uma melhora clínica do coronavírus.

Não se tem ainda a estimativa da porcentagem de pessoas que vão adquirir as sequelas, se são todos os infectados que tiveram pneumonia, mas os estudos mostram que muitos terão sequelas posteriormente, a recomendação é que todos que tiveram pneumonia, venha passar por exames periódicas.

PUBLICIDADE

Segundo os médicos é necessário realizar uma fisioterapia respiratória, essas pessoas que desenvolvem fibrose pulmonar, devem fortalecer a musculatura do pulmão, muitos que estão passando por esta doença com quadro de pneumonia, precisam de fisioterapia por que sentem fraqueza do corpo.

Segundo o médico alguns exercícios simples, como levantar os braços, agachar e levantar, inspiração espiração profunda, puxar o ar e soltar, são atividades simples, mas que fortalece o pulmão e auxilia na ventilação do organismo, as causas ainda estão sendo investigadas pelos médicos e aconselham que todos que tiveram covid19 e tiveram inflamação pulmonar realizem fisioterapia.

PUBLICIDADE

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.