Professor de engenharia ensina como consertar os respiradores hospitalares de forma totalmente gratuita

“É de coração”.

Anúncios

Luciano dos Reis, professor de mecânica, aos seus 45 anos de idade quer utilizar o seu conhecimento do curso de engenharia para poder contribuir ao combate dessa nova pandemia causada pelo novo coronavírus. Atualmente ele esta prestando os seus serviços de conserto gratuito aos aparelhos hospitalares em Batatais, São Paulo.

Luciano também vem compartilhando as instruções para que as pessoas possam fazer elas mesmas, o concerto de respiradores em outras cidades.

Anúncios

Em uma entrevista, Luciano disse: “não há dinheiro no mundo que pague o que a gente faz. Não se trata de um trabalho forçado. Não procuramos ter nada em troca, a não ser um muito obrigado, ou uma oração, e saber que o próximo no dia de amanha estará bem”.

Luciano que é dono de uma empresa de usinagem, teve uma grande idéia que consiste em duplicar as peças dos respiradores utilizando as impressoras 3D, com uma tentativa de criar um aparelho que seja de baixo custo para conseguir suprir as demandas hospitalares do país.

Anúncios

Mas ao realizar as visitas nos centros hospitalares, de saúde, ele viu que muitos aparelhos estavam quebrados e decidiu consertá-los.

De acordo com o professor, um dos principais problemas que dão defeito em um respirador são as válvulas que controlam a distribuição de oxigênio e a retirada de gás carbônico dos pulmões do paciente. Há um rompimento das membranas das válvulas e acaba gerando uma deficiência na distribuição necessária de oxigênio.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de sua cidade, haviam 5 respiradores que apresentavam este problema das válvulas cujo as membranas foram rompidas. Em outros hospitais, 20 aparelhos estavam com defeitos. Todos eles foram consertados. Cada uma dessas peças novas podem custar em cerca de R$2,8 mil, o que acaba dificultado a compra de novas peças.

Com o conserto de Luciano, o preço de cada uma não passa de R$20.

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos