Receitas caseira de ‘álcool gel’ não são eficazes e podem ser tóxicas, segundo especialista

As misturas usam até mesmo etanol combustível em seu preparo

PUBLICIDADE

Com a falta de álcool gel mas prateleiras de supermercados e farmácias receitas usando gel de cabelo, espessante confeiteiro, folhas de gelatina e até mesmo etanol combustível estão tomando a internet.

Na web muitas receitas que ensinam o supostos substituto para o produto tem se espalhado cada vez mais e ganhado popularidade entre os usuários que não encontram o produto para comprar e combater a pandemia no novo coronavírus.

PUBLICIDADE

O uso destes produtos produzidos em casa podem não ter feito antisséptico esperado e também podem acabar sendo prejudiciais para a saúde de quem usa, conforme foi alertado pela coordenadora do curso de engenharia química do Centro Universitário Facens de Sorocaba, São Paulo.

A engenheira ainda alerta que por mais que os produtos originais possuam certificado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não é possível garantir qualidade e eficácia quando são misturados.

PUBLICIDADE

Ela esclarece que o objetivo da mistura é fazer com que o álcool etílico se torne mais espesso e deixe de ser líquido e que muitas pessoas estão tentando adquirir este produto desta forma, e que é algo muito perigoso.

Além do mais as receitas em questão envolvem processos químicos que podem ser altamente prejudiciais e até mesmo tóxicos para as pessoas como é o caso da mistura envolvendo etanol combustível.

PUBLICIDADE

O álcool em gel 70 é industrializado e com isso devidamente regulamentado, e foi desenvolvido para que pudesse ser aplicado na pele, diferente do que acontece com o líquido que é usado para fazer limpeza de ambientes.

Além disso, a engenheira alerta que o álcool etílico misturado com outra substancia pode ter a sua volatilidade comprometida. E isso fará com que o álcool em si possa evaporar da mistura podendo ocorrer uma mistura de baixo teor de álcool ao final.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.