Usando Ignaz Semmelwies, Google ensina as pessoas como lavar as mãos

O médico húngaro revolucionou a higienização em hospitais

Anúncios

Nesta sexta-feira (20) um nome curioso surgiu como doodle do buscador Google, Ignaz Semmelweis. Aproveitando o momento complicado devido a pandemia do coronavírus, o Google resolveu ensinar as pessoas como lavar as mãos com o médico húngaro que em um primeiro momento em sua vida foi demonizado por ser interpretado mal, mas que logo depois foi tratado como herói por erradicar os germes.

Para conseguir entender o feito de Ignaz Semmerlweis é preciso que se saiba um pouco mais da história do mesmo, que foi contada pela BBC News.

Anúncios

No passado, hospitais eram conhecidos como casas da morte. Isso por que fediam a vômito, urina, fluídos corporais e etc. Não havia nenhum tipo de higienização e por isso muitas pessoas acabavam morrendo ao contrair infecções, germes e bactérias.

No ambiente dos hospitais os médicos também não tinham boas maneiras de higienização, além disso não tinham nem mesmo o costume de lavar as mãos e isso contribuía para a devastação dos pacientes.

Anúncios

A higienização hospitalar começou a ser praticada por Ignaz Semmelweis.

Ele não sabia o que eram os germes nem mesmo por que as mãos deviam ser lavadas. Mas ele insitiu que isso deveria ser feito pelos médicos principalmente. No entanto foi muito difícil convencer as equipes médicas a respeito de sua teoria.

Ele chegou até mesmo a tentar implementar um sistema para lavagem das mãos nos hospitais na década de 1840, para pode reduzir a taxa de mortalidade nas maternidades.

Ele conseguiu, mas depois disso acabou fracassando e foi demonizado por que os outros médicos acreditavam que nada disso fazia efeito e que as doenças infecciosas vinham nas nuvens através de partículas e acabaram rejeitando novamente as ideias do médico húngaro.

 

Via: tecstudio.com.br

Escrito por

Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.