Senado aprova projeto de Bolsonaro que aumenta validade da CNH para 10 anos

O projeto foi apresentado pelo presidente no ano passado e aprovado pelo Senado nesta última quinta-feira, dia 03 de setembro

Anúncios

Um dos maiores projetos enviado para a Câmara dos Deputados pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro tem relação com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No meio ano passado Bolsonaro entregou o projeto para a Câmara.

Ele fez questão de ir pessoalmente entregar e nesta última quinta-feira, dia 03 de setembro, foram anunciadas novidades sobre o plano. Bolsonaro queria aumentar o prazo de validade das carteiras em até 10 anos.

Anúncios

Atualmente para pessoas com menos de 65 anos o prazo é de 5 anos. O Senado aprovou o texto encaminhado pelo presidente, mas ele vai precisar passar novamente pela Câmara.

O principal motivo é por que o projeto foi modificado pelos senadores. Atualmente o texto diz que as pessoas com menos de 50 anos vão precisar renovar a carteira apenas em 10 anos.

Anúncios

Aqueles que possuem 50 anos até 69 anos, terão que renovar a cada 5 anos. Com idade em 70 ou mais, o prazo é de 3 anos.

Diversos senadores apresentam opções para acrescentar ou mudar o texto apresentado por Jair Bolsonaro. Mara Gabrilli, Ciro Nogueira e Randolfe Rodrigues, são alguns exemplos.

Outra mudança deve ocorrer no sistema de pontuação caso o projeto seja aprovado. O motorista vai ter um limite novo de pontos antes que sua carteira seja suspensa por 1 ano. Serão 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima e 30 para quem tive, 20 pontos para os motoristas com duas infrações do mesmo tipo.

 

Via: g1.globo.com

Escrito por

Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.