Na noite deste último sábado (29), um show com superlotação terminou em tragédia com vários mortos e feridos.
De acordo com as primeiras informações entre as vítimas estão dois policiais. O show acontecia em um estádio de futebol, na cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
O Estádio dos Mártires tinha mais pessoas do que sua capacidade máxima de 80.000 pessoas, o show tinha como principal atração o cantor congolês, Fally Ipupa.
Como o número de pessoas estava muito maior do que era permitido parte do público tentou avançar e forçar o caminho para a área vip.
Durante esta tentativa de avanço as pessoas foram esmagadas. De acordo com as autoridades locais 11 pessoas morreram, sendo que 10 vítimas foram vítimas de esmagamento, 7 pessoas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde da região, afirmou o ministro do interior, Daniel Aselo Okito.
Com o número excessivo de pessoas os seguranças não conseguiram controlar a multidão. Com a falta de espaço as pessoas passaram a buscar mais espaço e começaram a ficar desesperadas.
Do lado de fora do estádio uma multidão raivosa que não conseguiu entrar para assistir o show entrou em confronto com a polícia que precisou usar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar as pessoas estavam aglomeradas.
Kinshasa, de 44 anos, é um dos maiores nomes da música africana e ele faz sucesso em várias partes do mundo. Não há informações atuais sobre os feridos. A polícia investiga o caso.
Via: g1.globo.com