Tontura ao se levantar não é labirintite e pode indicar doenças

Frequentemente as pessoas confundem a tontura com labirintite

PUBLICIDADE

Muitas pessoas imaginam que o fato de sentir-se tonto ou ter uma sensação de desmaio iminente logo após se levantar seria um sinal claro de labirintite. Porém, esses acontecimentos são sintomas de uma condição chamada na medicina de hipotensão ortostática.

Esse acontecimento não é uma doença e sim a menifestação da regulação anormal da pressão arterial. Isso pode ser decorrente de vários fatores, inclusive doenças.

Quem dá a explicação é o neurologista Saulo Nader. Ele faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele é especialista nessa área e é conhecido como Doutor Tontura. O Dr. Saulo afirmou que embora isso pode acontecer em qualquer idade das pessoas, ele é mais frequente e comum em idosos.

“Com o envelhecimento, os vasos sanguíneos do corpo vão ficando mais calcificados e perdem a elasticidade. Como o vaso está mais rígido, a pessoa muda rápido de posição, e não dá tempo desse vaso se recalibrar para adequar a pressão. E aí a pressão cai.”

PUBLICIDADE

Ele explica que em condições normais os vasos sanguíneos do corpo tendem a ficar mais dilatados quando estamos deitados. Quando estamos em pé os vasos sanguíneo ficam mais contritos. Quanto nos levantamos a mensagem enviada ao cérebro é de fazer esses ajustes imediatamente.