Foram realizadas duas pesquisas internacionais, onde mais de 1.300 pacientes foram submetidos aos testes da cloroquina e mostraram que esse medicamento não tem eficácia no tratamento contra o covid-19. O estudo ainda revelou que a taxa de mortalidade do medicamento é semelhante daqueles que não tomaram ele.
Desde as primeiras aparições da nova doença no Brasil, o presidente vem defendendo e recomendando o uso da cloroquina como uma alternativa para combater a doença. Ele foi desenvolvido para ser utilizado no tratamento de malaria. Nenhuma evidencia cientifica foi apontada com eficácia nos casos de pessoas infectadas com o covid-19.
O ministro da saúde, Teich, postou em sua conta através do Twitter, que o medicamento da cloroquina apresenta severos efeitos colaterais, causando ate complicações cardíacas e que para receitar o medicamento, deve ser feito em comum acordo entre médico e paciente.
E somente deve ser utilizado em caso de prescrição, já que em algumas farmácias o medicamento já esta em falta pela desordem de comprar sem a necessidade.
Via: g1.globo.com