Depressão não é frescura, preguiça e nem desculpa, depressão é luta e mata

Anúncios

Ninguém consegue entender a força enorme que puxa a pessoa a se refugiar em uma cama, essa energia é maior do que a energia que encoraja para que se levante, enfrente o mundo e se permita conhecer pessoas. A depressão limita as forças humanas, impedindo a pessoa de falar, dizer um simples “oi” ou até mesmo de se arrumar.

Muitos se olham no espelho e não sentem prazer em se olhar, o pijama velho, rasgado, o cabelo bagunçado já não incomodam, suas dores internas e profundas, são rasgos maiores na alma. A depressão nem de longe é uma fraqueza, mas sim, uma luta!

Anúncios

Seria bem mais fácil se realmente a depressão fosse uma frescura, uma tempestade que vai passar, quem dera fosse só preguiça, algo que bastasse desejar ou querer para conseguir mudar. Pessoas não entendem, que alguém com depressão já não possui sua autoestima, não se sente feliz, tudo foi tomado por um vazio imenso. Não conseguem ver, a dificuldade diária de uma pessoa depressiva, batalhando sem sucesso para virar a página, não é falta de vontade, mas, uma impotência que sufoca.

Para aliviar essa dor, esse sufocamento e angústia, pessoas sofrem em silêncio, choram sozinhas trancadas em um quarto escuro, ou no banheiro, para que ninguém perceba suas lágrimas. Jamais diga que a depressão e falta de fé, de acreditar em Deus, pois, depressão não é um ponto de religiosidade e não tem nada haver com isso! Depressão está ligada a conflitos pessoais, internos, que normalmente lançam a pessoa em um abismo.

Anúncios

Depressão está longe de ser uma fraqueza! É como estar em um barco em alto mar, você está remando contra a maré que insiste em te levar, você luta com toda força, mas é vencido pelo cansaço. Entenda uma coisa, depressão não é frescura, depressão mata!

Muito se fala em empatia, mas pouco se vê a prática. As pessoas querem e precisam falar sobre suas dores, precisam ser ouvidas, no entanto, diante de um cenário comum de julgamentos, conceitos errados, elas preferem guardar tudo, carregar sozinhas se calando, ainda que isso pareça ser antipático. É mais fácil se esconder atrás de um sorriso amarelo, dizer que está tudo bem e depois se sucumbir em lágrimas, do que se abrir e receber uma resposta desagradável, não encontrar apoio ou uma palavra de força.

Pessoas estão aprisionadas em um egoísmo sem fim, não estão abertas e tão pouco sensíveis para conseguir ver um olhar que grita por socorro, uma voz abafada por um nó na garganta, chamado medo… Medo de ser incompreendido e julgado.

A depressão não é frescura, não é bobagem, a depressão mata! Não é fácil se libertar dessa doença, para sair desse fundo do poço, é essencial contar com o apoio, a ajuda, o acolhimento, a compreensão e a empatia de todos. É uma luta, e como toda batalha, é cansativa, mas para vencer as armas mais potentes, são amor e paciência. Não julgue uma pessoa que sofra de depressão, estenda suas mãos e ofereça ajuda!

 

Via: osegredo.com.br

Escrito por

Luh ME

Colunista de notícias, dedicada a Tv e famosos, notícias, entretenimento, saúde, receitas culinárias e curiosidades.