Juiz federal adia primeira execução federal em 17 anos

Anúncios

Indicado pelo presidente Obama, o juiz Chutkan disse que há evidências de que a droga que o Departamento de Justiça usa para executar execuções “produz sensações de afogamento e asfixia” e causa “extrema dor, terror e pânico”.

Ela também criticou o governo Trump por definir datas de execução, enquanto os desafios judiciais aos protocolos de execução ainda estavam se movendo pelo sistema judicial.

Anúncios

“A natureza de última hora desta decisão é lamentável, mas não é culpa dos demandantes”, escreveu ela.

“A sucessão de decisões de última hora é o resultado da decisão do governo de estabelecer datas curtas de execução, mesmo com muitas reivindicações, incluindo as abordadas aqui, pendentes. O governo tem o direito de escolher datas, mas o tribunal não pode tomar atalhos em suas obrigações para acomodar essas datas ”, continuou ela.

Anúncios

O Departamento de Justiça disse que vai recorrer da decisão, que também afeta outras duas execuções programadas para o final desta semana.

Escrito por

Sálvio Roberto Freitas Reis

Licenciado em Informática e especialista em Segurança da Informação (MBA) possuo experiência com redação voltada a ambientes de TI e Ciências da Computação com ênfase em Informática.