O presidente declarou que acredita que os relatos que foram feitos a respeito do estado de saúde do ditador na realidade estão sendo baseados em documentos velhos.
O atual presidente dos EUA foi o primeiro no cargo a ter se encontrado com um chefe do regime norte-coreano na história. O primeiro encontro que ele teve com Kim foi em 2018, em Singapura.
No entanto após o fracasso em uma rodada de reuniões no Vietnã, a relação dos dois países parece que no momento está estagnada. Ainda no ano passado Trump e Kim chegaram a se encontrar novamente na fronteira entre as duas Coreias. No entanto, houveram poucas negociações e avanços nas relações entre os países quanto as desnuclerização do regime norte-coreano, que tem retomado seus testes usando misseis.
No início da semana vários veículos de imprensa dos EUA e um site mantido por desertores da Coreia do Norte apontaram que Kim Jong-um estava em tratamento após ter passado por uma cirurgia cardiovascular. Uma rede de televisão chegou até mesmo a declarar que o ditador estava em estado grave.
Via: g1.globo.com